01 julho 2010

Pico do Radar

20100107-rq-06
Hoje, 1 de Julho, é o Dia da Madeira e o Dia da Força Aérea Portuguesa.

Para assinalar esta feliz coincidência, e atendendo a que o Governo Regional e o Ministério da Defesa andam felicíssimos com o nascimento do radar militar no Pico do Areeiro, proponho que o pico mude de nome, à semelhança do que aconteceu em 1984, quando a Quinta das Angústias foi rebaptizada de Quinta Vigia, e já este ano quando a Herdade da Achada Grande passou a chamar-se Herdade do Chão da Lagoa.

20100107-rq-04
A mudança de nome justifica-se, porque o pico cresceu de 1818 metros para 1833 metros de altitude e porque o radar militar passou a ser a eminência mais visível daquele conjunto montanhoso. Assim sendo, o terceiro pico mais alto da Madeira passará a ser conhecido popularmente por PICO DO RADAR.

As obras decorrem a bom ritmo e dentro de alguns meses os madeirenses sentir-se-ão mais seguros, graças ao sofisticado equipamento espanhol que vigiará os céus em busca de aviões e outros objectos que possam perigar a paz nesta pérola do Atlântico. Dois aviões F16 ficarão baseados no Porto Santo para de imediato dissuadir qualquer eventual intruso.

Segundo informações duma fonte entendida em geoestratégia, o novo sistema de defesa do espaço aéreo madeirense apenas não impedirá a invasão do vento quente e seco de leste, das areias e poeiras do Deserto do Sara, das nuvens de gafanhotos e dos escaravelhos das palmeiras.

20100107-rq-01 Perto do PICO DO RADAR, os massarocos com vistosas inflorescências azuis e as andríalas de capítulos florais amarelos pintam a paisagem com as cores da Região Autónoma da Madeira.

20100107-rq-02
Neste dia de sol radioso, acima do mar de nuvens, as delicadas flores indígenas e as monumentais formas geológicas da cordilheira central atraíram, vezes sem conta, as objectivas de centenas de turistas, que também foram fotografando para memória futura o "monstro do Areeiro", o PICO DO RADAR.

20100107-rq-03

Texto e fotos de Raimundo Quintal

2 Comentário(s):

Blogger A.lourenço escreveu...

Apoiado!!! viva o pico do radar que tanto turismo vai trazer á Madeira e proteger a ilha dos cubanos!!

05 julho, 2010 14:08  
Blogger Zyberchema escreveu...

Excelente comentario....
Siempre debemos de "agradecer" todos estos sistemas de "protección" que tanto ayudan a "mejorar" el entorno paisajistico de la Isla....;-(

06 julho, 2010 09:47  

Enviar um comentário

<< Home